Indique a AMES nas ART's

  • 34
    Campo
  • 0140
    Cód. ART-CREA

Sobre a Associação

Conheça a AMES

Conheça mais sobre a Ames

ASSOCIAÇÃO MINEIRA DE ENGENHARIA DE SEGURANÇA

A Associação Mineira de Engenharia de Segurança - AMES teve sua fundação inspirada na Sociedade Brasileira de Engenharia de Segurança – SOBES, entidade de cunho nacional, com sede no Rio de Janeiro, fundada em 12 de julho de 1971 por um grupo de profissionais de Engenharia de Segurança Iiderado pelo saudoso Engº. Antônio Carlos Barbosa Teixeira, o DECANO dos engenheiros de segurança do Brasil.

 

Os profissionais de engenharia de segurança e os de medicina do trabalho, com atuação em Minas Gerais, até a criação da AMES, faziam parte da Associação Mineira de Tecnologia em Segurança e Medicina do Trabalho que congregava profissionais de nível superior e de nível médio.

O objetivo maior desses profissionais era a prevenção de acidentes do trabalho e suas conseqüências, lesões ou doenças deles decorrentes.

As ações, embora visando os mesmos objetivos, apresentavam diferenças marcantes cabendo aos engenheiros de segurança maior atenção na avaliação dos riscos de acidentes e tomada de providências para preveni-los enquanto os médicos tinham sua atenção voltada para os problemas de saúde, prevenindo doenças e promovendo o tratamento de lesões provocadas por acidentes do trabalho.

Inspirados nos objetivos da SOBES um grupo de engenheiros de segurança com atuação em Minas Gerais resolveu fundar, em 13 de julho de 1979, a AMES - Associação Mineira de Engenharia de Segurança ocorrendo, em sessão solene realizada em 24 de agosto de 1979, a posse da primeira diretoria e conselho diretor, assim constituídos:

  • PRESIDENTE Engº. Affonso Arthur de Almeida Brandão 
  • VICE-PRESIDENTE Engº. Geraldo Eustáquio Ramos Novais 
  • SECRETÁRIO Engº. Sérgio Augusto Matta Machado 
  • TESOUREIRO Engº. Wellington Santos de Carvalho 
  • REL. PÚBLICAS Engº. Jonísio Lustosa Nogueira 
  • CONSELHEIRO Engº. Delmiro Schmidt de Andrade 
  • CONSELHEIRO Engº. Jorge Guzman Saavedra 
  • CONSELHEIRO Engº. José Flávio Marques da Fonseca 
  • CONSELHEIRO Engº. Shelley de Souza Carneiro

As categorias de sócios

A reunião de profissionais de níveis médio e superior, das áreas de Engenharia de Segurança e de Medicina do Trabalho, criava algumas situações de conflito que levaram ao enfraquecimento da Associação Mineira de Tecnologia em Segurança e Medicina do Trabalho e sua futura extinção. A Segurança do trabalho regulamentada pela ABNT NB-18 ganhava maior importância nas unidades industriais onde, até então, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA e o restrito e pouco atuante setor de segurança, constituído por um ou no máximo dois inspetores de segurança tiveram suas atribuições assumidas por um órgão de maior formação técnica e administrativa.

A SOBES indicou uma adequada solução ao congregar apenas profissionais de Engenharia de Segurança que poderiam ser de nível superior ou de nível médio. A AMES procurando uma solução que lhe pareceu mais apropriada estabeleceu seus objetivos e indicou as categorias de sócios a serem admitidos.

Mais sobre a AMES

  • Congregação dos técnicos da área de Engenharia de Segurança;
  • Desenvolvimento da Engenharia de Segurança;
  • Colaboração com instituições públicas e privadas como o órgão técnico e consultivo;
  • Execução, análise, perícia e avaliação ambiental e inspeção de projetos envolvendo a Engenharia de Segurança.
  • EFETIVOS: engenheiros de segurança devidamente credenciados pelo CREA ou CRQ e SSMT do Ministério do Trabalho;
  • COLETIVOS: entidades públicas ou privadas que se interessem pela segurança do trabalho;
  • CONTRIBUINTES: técnicos de outras áreas que se interessem pela segurança do trabalho;
  • CORRESPONDENTES: técnicos em Engenharia de Segurança de outras associações e entidades nacionais ou estrangeiras.

A inexistência de profissionais especializados em Engenharia de Segurança provocou a designação para a chefia dos setores de segurança, profissionais que de alguma forma apresentassem um perfil aceitável para a função.

A solução poderia não ser adequada, mas foi a única encontrada. Em alguns casos deu certo, em outros não. Profissionais mal escolhidos provocaram o desprestigio do órgão e, em decorrência, da atividade.

Como medida saneadora das falhas existentes, foram criados cursos para pessoal de nível médio: Curso Básico de Segurança Industrial - CEBASI e Curso de Extensão de Engenharia de Segurança para engenheiros e arquitetos.

A programação dos cursos baseou-se em programas adotados em países desenvolvidos da Europa e da América do Norte.

Alguns profissionais com experiência comprovada, professores ou não, assumiram a difícil tarefa de ministrar aulas objetivando transmitir os conhecimentos básicos indispensáveis aos técnicos e engenheiros de segurança industrial.

A prevenção de incêndio e o respectivo combate sempre foi motivo de grande preocupação de indústrias em geral e, particularmente, da indústria petrolífera.

A PETROBRAS recorreu ao Centro de Adestramento Almirante Marques Leão - CAMALEÃO, da Marinha de Guerra do Brasil, situado no Rio de Janeiro, para treinar aqueles que seriam os futuros instrutores de combate a incêndios. Para promover aulas práticas foram construídos Campos de Treinamento onde se poderiam simular situações semelhantes às que poderiam ocorrer.

Engenheiros Sócios-Fundadores da AMES

Adailton Quintão Filho - Adelson Luiz Halsed - Affonso Arthur de Almeida Brandão - Alcides Alberto Machado de Rezende - Alexandre Josa Almazon Ruzafa - Aloisio Monarzzewski Júnior - Antônio dos Reis - Antonio Fernando Azevedo - Arthur Albuquerque Coelho - Atur Alves de Almeida Melo - Carlos Albert de Souza - Célia Diniz Soares - Cicero Mateus Filho - Custódio Carlos Giovanni - Delmiro Schmidt de Andrade - Eduardo Alves do Valle - Enio Peixoto Felipe - Fernando Luiz Duarte de Pádua - Fernando Nunes de Lima - Fidias de Miranda - Francisco Matheus Borges - Geraldo Eustáquio Ramos Novias - Geraldo Henrique Gomes - Geraldo Marques Gomes - Gerber Serpa Alvim - Gilberto Menezes Bitarães - Hélcio Decat Sampaio - João Batista Gomes - Jonísio Lustosa Nogueira - Jorge Guzman Saavedra - José Antonio da Costa - José Augusto Fernandes Neto - José Baldonero Rodrigues - José Flávio Marques da Fonseca - Josevan Ursini Fudoli - Luiz Mendes dos Santos - Luiz Miranda de Rezende - Lincoln de Pádua Rodrigues - Marta de Freitas - Mozart Cunha Castro - Nilo Fernandes - Pedro Augusto Gusmão - Petrônio Luiz Matias - Raimundo Alves de Oliveira - Sérgio Augusto Matta Machado Shelley de Souza Carneiro - Valério Vicente Rodrigues - Wellington Santos de Carvalho.

Médicos do Trabalho que prestigiaram nossa realização

Jesus dos Santos (Delegacia do Mtb) - Jorge Vanderley Teixeira (REGAP - ETROBRAS)

Representantes de Órgãos de Poder Público

Elias Michel Farah (FUNDACENTRO) - Manoel Cotta Barcelos (Delegacia Regional do TrabaIho em MG do Mtb) - Tarso Primo Belém Barbosa (Sociedade Mineira de Engenheiros - SME)  

Representantes de Empresas que Prestigiaram nossa Iniciativa

Ademir de Souza Lataliza (SIT) - Aluisio Marques de Camargo (CONFAB) – Cezar Álvares de Menezes e Márcio Miguel Pinto (COLORADO) - Edgard Lopes Miranda (COTECIL) - Enio Peixoto Felipe (M. ROSCOE S.A.) - Fábio José Ramos de Sales (ESTACAS FRANKI LTDA) - Fileto Isaias de Oliveira Farino (SEEBLA) - Francisco Guilherme dos Santos (AKI GRAMA) - Haroldo Souza de Novaes (EQUIPEX) - Jair Rocha e Edgard Duarte Filho (Minerações Brasileiras Reunidas - MBR) - João Guilherme de Aguiar Bovender (Liquigás do Brasil Ltda) - José Mauricio de Loellis (RIMPAC) - José Raimundo Perdigão (Companhia Ferro Brasileiro) - Luiz Carlos Machado Guimarães (TENENGE) - Max Fraus Gottlieb Rameer (ISOMONTE) - Odilon Tostes Barbosa (Jornal Segurança Ocupacional) - Petrônio Luiz Matias (IMPERIAL) - Raul de Assunção Fonseca Filho (Companhia Hansen Industrial) - Sebastião Altamir Ruther (TECHINT).

Onde Estamos

Av. Álvares Cabral, 1600 - Lourdes, Belo Horizonte - MG, 30170-001

Telefone

Entre em contato

(31) 3291-5995

© Ames - Av. Álvares Cabral, 1600 Lourdes, Belo Horizonte MG, 30170-001

by nerit