(31) 3146-5678 contato@ames.eng.br

INTRODUÇÃO

Na qualidade de um dos fundadores da Ames e de seu futuro presidente, em dois mandatos, testemunhei seu crescimento, graças ao pioneirismo e visão futurista de denodados profissionais da prevenção.  A semente plantada continuou a frutificar nas mãos de outros dirigentes e profissionais com o mesmo DNA. Muitas lideranças da engenharia de segurança são ainda desconhecidas da atual geração. A verdade é que a criação de mais uma Entidade de engenharia de segurança, pois já existia a Sociedade Brasileira de Engenharia (SOBES), contribuiria muito para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho, diante do triste cenário apresentado no ano de 1979, em que 7,69% dos segurados se acidentavam, conforme registros mostrados no quadro abaixo:

Segurados Acidentes Doenças   Total Óbitos
Típicos Trajeto
18.134.731 1.338.525 52.279 3.823 1.394.627 4.673
Fonte: Boletim Estatístico de Acidentes do Trabalho INSS

Diante deste contexto e considerando o funcionamento do SESMT, CIPAS, Cursos de Inspetores de Segurança do Trabalho, cursos de especialistas em Engenharia de Segurança e a Portaria 3.214/78, do Ministério do Trabalho e Emprego, que reuniu 28 Normas Regulamentadoras, as lideranças mineiras da engenharia de segurança do trabalho, formadas por profissionais, empresas e órgãos institucionais, tais como Fundacentro e Ministério do Trabalho, se uniram e ajudaram a fundar a Associação Mineira de Engenharia de Segurança (AMES), em 13/07/1979, em Assembleia Geral, realizada na Sociedade Mineira de Engenharia (SME), na rua dos Timbiras, nº 1.514, em Belo Horizonte (MG).

Naquela memorável e inesquecível data, nascia uma Associação pujante, sob a batuta do Engº Affonso Arthur de Almeida Brandão (Petrobras), assessorado pelo saudoso Engº Geraldo Eustáquio Ramos de Novaes (ISOMONTE) e secretariado pelo Engº Sérgio Augusto Matta Machado (Fiat Allis), com as destacadas participações do Engº Jorge Gusman Saavedra, diretor da SME, representando o presidente Engº Tárcio Primo Belém Barbosa, e dos ilustres médicos, Dr. Elias Michel Farah, diretor da Fundacentro-MG e  Dr. Manoel Cotta Barcelos (Ministério do Trabalho – DRT- MG) da área da Medicina do Trabalho.

A Assembleia deliberou filiar profissionais, já naquela sessão, mediante o preenchimento de fichas cadastrais, fazendo constar, na ata de fundação, os nomes dos primeiros associados que passaram a ser considerados os Fundadores da novel Entidade.

 

OS FUNDADORES

Desta forma, foram considerados Fundadores as seguintes pessoas, empresas e Instituições, por ordem de inscrição no livro de ata:

  1. Geraldo Eustáquio Ramos de Novaes
  2. Sérgio Augusto Matta Machado
  3. Affonso Arthur de Almeida Brandão
  4. João Batista Gomes
  5. Wellington Santos de Carvalho
  6. Jorge Gusmán Saavedra
  7. Hélcio Decat Sampaio
  8. Alexandre Josa Almazan Ruzafa
  9. Adaílton Quintão Filho
  10. Adilson Luiz Halfeld
  11. Sérgio Starling Jardim
  12. Jonísio Lustosa Nogueira
  13. Valério Vicente Rodrigues
  14. José Flávio Marques Fonseca
  15. Gerber Serpa Alvim
  16. Roberto Campos dos Santos
  17. Shelley de Souza Carneiro
  18. Antônio dos Reis
  19. Fernando Nunes de Lima
  20. Luiz Miranda de Resende
  21. Eduardo Alves do Valle
  22. Fernando Luiz Duarte de Paula
  23. Cícero Matheus Filho
  24. Josevan Ursine Fudoli
  25. Marta de Freitas
  26. Alcides Alberto Machado de Resende
  27. José Augusto Fernandes Neto
  28. Pedro Augusto Gusmão Brito
  29. Lincoln de Pádua Rodrigues
  30. Custódio Carlos Giovanni
  31. Delmiro Schmidt de Andrade
  32. Carlos Alberto de Souza
  33. Gilberto Menezes Bitarães
  34. Fídias de Miranda
  35. Antônio Fernando Azevedo
  36. Ênio Peixoto Felipe
  37. José Baldonero Rodrigues
  38. Virgílio Furtado da Costa
  39. Mozart Cunha Castro
  40. Arthur Albuquerque Coelho
  41. Raimundo Alves de Oliveira
  42. Jesus Santos
  43. Jorge Wanderley Teixeira
  44. José Antônio da Costa
  45. Geraldo Henrique Gomes
  46. Aloísio Wonarzewsui Júnior
  47. Nilo Fernandes
  48. Célio Diniz Soares
  49. Artur Alves de Oliveira Melo
  50. Francisco Mateus Borges
  51. Jornal Segurança Ocupacional
  52. Fundacentro-MG
  53. Delegacia Regional do Trabalho – MG
  54. Imperial, Comércio, Indústria e Representações Ltda
  55. Rimpac – Óculos e Equipamentos de Segurança Ltda
  56. SEEBLA – Serviços de Engenharia Emílio Baumgart Ltda
  57. SIT – Sociedade de Instalações Técnicas
  58. TECHINT – Cia. Técnica Internacional
  59. Mascarenhas Roscoe S.A – Engenharia, Indústria e Comércio
  60. Companhia Ferro Brasileiro
  61. Equipex – Equipamentos e Extintores de Incêndio Ltda
  62. Cotecil – Couro Técnico Indústria Ltda
  63. Minerações Brasileiras Reunidas (MBR)
  64. Estacas Franki Ltda
  65. Aki-Grama – Raimundo Javan Mesquita
  66. Tenenge – Técnica Nacional de Engenharia
  67. Hansen Industrial
  68. Liquigás do Brasil S/A
  69. Usiminas – Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S/A
  70. Confab – Montagens e Equipamentos Ltda
  71. Organizações Colorado, Comércio e Representações Ltda
  72. Isomonte – Equipamentos e Montagens Industriais Ltda

1ª Diretoria – 13/07/1979 – julho/1981

Presidente: Affonso Arthur de Almeida Brandão

Vice-Presidente: Geraldo Eustáquio Ramos de Novaes

Diretor Administrativo: Sérgio Augusto Matta Machado

Diretor Financeiro: Wellington Santos de Carvalho

Diretor Social: Jonísio Lustosa Nogueira

Diretor Conselheira: Marta de Freitas

 

Conselho Fiscal:

Coordenador Fiscal: Jorge Gusmán Saavedra

Relator Fiscal: Shelley de Souza Carneiro

1º Conselheiro Fiscal: Luiz Miranda de Resende

2º Conselheiro Fiscal: José Flávio Marques Fonseca

1º Fiscal Suplente: Delmiro Schmidt de Andrade

2º Fiscal Suplente: Josevan Ursine Fudoli

 

2ª Diretoria – agosto/1981 a julho/1983

Conselho Diretor

Presidente: Geraldo Eustáquio Ramos de Novaes

Vice-Presidente: Roberto Campos dos Santos

Diretor Administrativo: Sérgio Augusto Matta Machado

Diretor Financeiro: Wellington Santos de Carvalho

Diretor Social: Jonísio Lustosa Nogueira

Diretor Conselheiro: Jorge Gusmán Saavedra

 

3ª Diretoria – agosto/83 a 1984

Conselho Diretor

Presidente: Geraldo Eustáquio Ramos de Novaes (*)

Vice-Presidente: Jonísio Lustosa Nogueira

Diretor Administrativo: Marta de Freitas

Diretor Financeiro: Antônio Fernando de Azevedo

Diretor Social: José Otávio Andrade Franco

Diretor Conselheiro: Wellington Santos de Carvalho.

(*) Geraldo Eustáquio Ramos de Novaes transferiu-se, em fevereiro/1984, para o Estado do Espírito Santo, sendo seu cargo ocupado pelo Vice-Presidente Jonísio Lustosa Nogueira, mantendo-se a mesma diretoria.

 

4ª Diretoria – 1985-1987

Conselho Diretor

Presidente: Jonísio Lustosa Nogueira

1º Vice-Presidente: Roberto Campos dos Santos

2º Vice-Presidente: Adilson Luiz Halfeld

1º Diretor Financeiro: Antônio Fernando de Azevedo

2º Diretor Financeiro: Fernando Luiz Duarte de Paula

1º Diretor Administrativo: Marta de Freitas

2º Diretor Administrativo: João Esteves Netto

1º Diretor Técnico: José Otávio Andrade Franco

2º Diretor Técnico: Marcos Antônio Machado Silva

1º Diretor Social: Maria Cristina Dias Reis

2º Diretor Social: João Cândido de Oliveira

1º Diretor Cultural: Raimundo Alves de Oliveira

2º Diretor Cultural: Sara Rejane Elias Gaspar

1º Diretor de Patrimônio: Pedro Sérgio Zuchi

2º Diretor de Patrimônio: Walter de Paula Moreira

1º Diretor de Relações Públicas: Celso Pinto Coelho

2º Diretor de Relações Públicas: Antônio Clemente da Cunha

 

5ª Diretoria – 1988-1990

Presidente: Jonísio Lustosa Nogueira

1º Vice-Presidente: Shelley de Souza Carneiro

2º Vice-Presidente: Marta de Freitas

1º Diretor Administrativo: Cerise Dias Guimarães

2º Diretor Administrativo: Renato Márcio Freire de Freitas

1º Diretor Técnico: Paulo Velasquez Santos

2º Diretor Técnico: Renê Aparecido Cunha

1º Diretor Financeiro: Atanásio Gonçalves Reis Filho

2º Diretor Financeiro: Ana Maria Pereira

 

Diretoria-Adjunta

1º Diretor Social: José Raimundo Barnabé

2º Diretor Social: João Cândido de Oliveira

1º Diretor de Relações Públicas: Walter de Paula Moreira

2º Diretor de Relações Públicas: Lincoln Fantaguzzi Dolabela

1º Diretor de Patrimônio: Pedro Sérgio Zuchi

2º Diretor de Patrimônio: Luiz Antônio Fontes Castro

1º Diretor Cultural: Raimundo Alves de Oliveira

2º Diretor Cultural: Sara Rejane Elias Gaspar

 

6ª Diretoria – 1991 – 1993

Presidente: Agenor Moreira Fatureto

Vice-Presidente: Onofre Braga de Faria

1º Diretor Administrativo: José Raimundo Barnabé

2º Diretor Administrativo: Renato Márcio Freire de Freitas

1º Diretor Financeiro: Marcos M. de A. Fagioli

2º Diretor Financeiro: Marcelo Giordano Gários

Diretora Social: Márcia Angelim C. Correa

2º Diretor Social: João Cândido de Oliveira

1º Diretor Técnico: Flávio César Neves

2º Diretor Técnico: Shelley de Souza Carneiro

 

7ª Diretoria – 1994 – 1996

Presidente: Agenor Moreira Fatureto

1º Vice-Presidente: Onofre Braga de Faria

2º Vice-Presidente: Sílvio Pirolli

1º Diretor Administrativo: José Raimundo Barnabé

2º Diretor Administrativo: Juliana Pônzio Pereira

1º Diretor Financeiro: Marcelo Giordano Gários

2º Diretor Financeiro: Elias Paes Moreira

1º Diretor Técnico: Luciano Sérgio Alves Silva

2º Diretor Técnico: Josevan Ursine Fudoli

 

8ª Diretoria – 1997 – 1999

Presidente: Josevan Ursine Fudoli

1º Vice-Presidente: Sílvio Pirolli

2º Vice-Presidente: Santelmo Xavier Filho

1º Diretor Administrativo: Márcia Luíza Pereira dos Santos

2º Diretor Administrativo: Marco Antônio de Andrade

1º Diretor Financeiro: José Antônio de Oliveira

2º Diretor Financeiro: Alexandre Aparecido Moura

1º Diretor Técnico: Francisco Furtado Filho

2º Diretor Técnico: Paulo Roberto Neto de Avelar

 

9ª Diretoria – 2000 – 2002

Presidente: Josevan Ursine Fudoli

1º Vice-Presidente: Sílvio Pirolli

2º Vice-Presidente: Paulo Roberto Neto de Avelar

1º Diretor Administrativo: Márcia Luíza Pereira dos Santos

2º Diretor Administrativo: José Raimundo Barnabé

1º Diretor Financeiro: Alexandre Aparecido Moura

2º Diretor Financeiro: Geraldo José Brandão de Andrade

1º Diretor Técnico: Carlos Soares Queiroz

2º Diretor Técnico: João Eustáquio Beraldo Teixeira

 

Diretoria-Adjunta

Diretores Sociais: Laura Filó Moreira Reis e José Henrique Pereira

Diretores Culturais: Marcos Ribeiro Botelho e Jorge Rezende Ramalho

Diretores de Patrimônio: Wilson Luiz Andrade e Luiz Antônio Savoy

Diretores de Relações Públicas: Rosemary Ribeiro de Souza e Gisele Gomes T. Pires

 

Conselho Fiscal: Santelmo Xavier Filho, Marcelo Giordano Gários, Hélio Salatiel Queiroga, José Euzébio Netto, Renato Horário Pereira e Daniel Faria da Veiga.

Conselho de Perícias: Reginaldo Xavier da Macedo, Marcia Luíza Pereira dos Santos, Regina Fiorini Andrade Perillo, Cláudio Luiz Reis Rocha, Marcos Vinícius Villa Diniz, Matheus de Vasconcelos Gomes

 

10ª Diretoria – 2003 – 2005

Presidente: Paulo Roberto Neto de Avelar

Vice-Presidente: Carlos Soares Queiroz

Diretor Administrativo: Renato Horácio Pereira

Diretor Financeiro: Geraldo José Brandão de Andrade

Diretor Técnico: João Bosco dos Reis

Diretor Social: Jorge Resende Ramalho

Conselho Fiscal: João Eustáquio Beraldo Teixeira, José Raimundo Barnabé e Marcelo Giordano Gários.

 

11ª Diretoria – 2006 – 2008

Presidente: Sílvio Pirolli

Vice-Presidente: Affonso Arthur de Almeida Brandão

Diretor Administrativo: Flávio Gaetani

Diretor Financeiro: Geraldo José Brandão de Andrade

Diretor Técnico: Hermano Gomes Machado

Diretor Social: João Eustáquio Beraldo Teixeira

Conselho Fiscal: Alexandre Moura, José Raimundo Barnabé e Jorge Rezende Ramalho.

 

12ª Diretoria – 2009 – 2011

Presidente: Sílvio Pirolli

Vice-Presidente: Affonso Arthur de Almeida Brandão

Diretor Administrativo: Gustavo Antonio da Silva

Diretores adjuntos: Marcelo Santos e João Bosco dos Reis.

Diretor Financeiro: Geraldo José Brandão de Andrade

Diretor Técnico: Hermano Gomes Machado

Diretores adjuntos: Daniel Faria da Veiga, Cláudia Mara Pellegrineli, Carlos Alberto Dias Mourão.

Diretor Social: Jean Eustáquio Neri Santos.

Conselho Fiscal: Alexandre Moura, José Raimundo Barnabé e Jorge Rezende Ramalho.

Perícias Judiciais: Flaviana Milagres Cunha Melo, Matheus Vasconcelos Junior, Flávio Gaetani, Tarcísio Cezário de Souza, Laércio Geraldo Silva.

Assessoria jurídica: Marcelo Giordano Gários, Rodrigo Youssef Abrahão Guerra e Joaquim Cândido A. Pasquale.

Assessoria Institucional: João Eustáquio Beraldo Teixeira.

 

13ª Diretoria – 2012 – 2014

Presidente: João José Magalhães Soares

Vice-Presidente: Josevan Ursine Fudoli

Diretor Administrativo: Marcelo Giordano Gários

Diretor Financeiro: Luiz Carlos de Souza

Diretor Técnico: Gilson Antônio Fagundes

Diretor Social: Tatiane Guerra Batista

 

14ª Diretoria – 2015 – 2017

Presidente: João José Magalhães Soares

Vice-Presidente: Marcelo Giordano Gários

Diretor Técnico: Gustavo Antonio da Silva

Diretor de Educação e Ensino: Luiz Carlos de Souza

Diretor Jurídico: Matheus de Vasconcellos Gomes Jr

Diretor Comunicação: Alírio Ferreira Mendes Junior

Diretora Gestão, Finanças e Controle: Marcelo Santos

Conselho Fiscal: João Bosco dos Reis e João Eustáquio Beraldo Teixeira

 

15ª Diretoria – 2018 – 23/07/2020  (*)

Presidente: João José Magalhães Soares

Vice-Presidente: Marcelo Giordano Gários

Diretor Técnico: Gustavo Antonio da Silva

Diretor de Educação e Ensino: Luiz Carlos de Souza

Diretor Jurídico: Matheus de Vasconcellos Gomes Jr

Diretor Comunicação: Alírio Ferreira Mendes Junior

Diretora Gestão, Finanças e Controle: Marcelo Santos

Conselho Fiscal: João Bosco dos Reis e João Eustáquio Beraldo Teixeira

(*) Período cumprido por medida judicial. Fundamento: a eleição, realizada em 09 de novembro de 2017, para o mandato do período de 2018/2020, foi contestada judicialmente, tendo a Justiça, em 26/01/2018, tornado sem efeito os atos praticados na Assembleia supracitada e mantida a diretoria anterior até a sentença final que ocorreu em 23/07/2020.

 

16ª Diretoria – 24/07/2020 – 31/12/2020 (**)

Presidente: Marcelo Santos

Vice-Presidente: Geraldo Guimarães Tanure

Diretor Técnico: Gustavo Antonio da Silva

Diretor de Educação e Ensino: Luiz Carlos de Souza

Diretor Jurídico: Matheus de Vasconcellos Gomes Jr

Diretor Comunicação: Alírio Ferreira Mendes Junior

Diretora Gestão, Finanças e Controle: Marcelo Santos

Conselho Fiscal: João Bosco dos Reis e João Eustáquio Beraldo Teixeira

 

(**) Diretoria empossada em face da sentença judicial final de 23/07/2020 acima citada.

Período: janeiro/2021 a 24/05/2022 – Vacância legal de cargos, devido à não realização de eleição até 20/11/2020, para o período de 2021-2023, conforme determina o Estatuto. Em consequência, a Justiça nomeou Administrador Provisório que convocou a eleição e empossou os eleitos para o período complementar abaixo:

 

17ª Diretoria – 25/05/2022 – 31/12/2023

Presidente: Santelmo Xavier Filho

Vice-Presidente: José Raimundo Barnabé

Diretor Administrativo: (retirar)

Diretora de Gestão, Finanças e Controle: Márcia Luíza Pereira dos Santos.

Diretor Técnico: Alexandre Aparecido de Moura

Diretor de Educação e Ensino: Josevan Ursine Fudoli

Diretor de Comunicação e Marketing: Renato de Jesus Dutra

Representante Regional: Paulo Roberto Pereira Leal (Juiz de Fora-MG)

 

ASSOCIADOS AMES

A Ames possui atualmente 4.141 associados, estando abertas novas filiações a profissionais, com formação em engenharia de segurança, registrados e quites com o Crea. Não há taxa de inscrição nem anuidade para os associados que poderão participar ativamente em cursos e eventos, nas áreas de gestão integrada da engenharia, saúde do trabalhador, meio ambiente e qualidade; candidatarem-se a cargos de direção na Entidade; participar do Conselho Diretor ou do Conselho Fiscal da Associação; serem indicados a ocupar cargos em órgãos conveniados de cooperação mútua; participar de seleção para execução de serviços técnicos e se atualizar, em cursos e eventos de capacitação profissional.

 

LINHA DO TEMPO

Em 13/07/1979, um grupo de engenheiros de segurança, empresários e Órgãos competentes em matéria de Segurança e Saúde do trabalhador, fundam a Associação Mineira de Engenharia de Segurança (AMES).

Em 05/10/1984, o Governador de Estado de Minas Gerais sanciona a Lei nº 8.694, de 05/10/1984, de autoria do Deputado Petrônio Matias Barbosa, reconhecendo a Associação Mineira de Engenharia de Segurança (AMES) como Entidade de Utilidade Pública Estadual.

Em 09/04/1985, a Câmara Municipal de Belo Horizonte promulga a Lei nº 4040, de autoria do Vereador Milton Martins, reconhecendo  a Associação Mineira de Engenharia de Segurança (AMES) como Entidade de Utilidade Pública Municipal.

Em 05/09/1987, a Ames transfere sua sede da Sociedade Mineira de Engenharia (SME) para a Av. Amazonas, nº 5.110, Belo Horizonte (MG).

Em 1991, a Ames muda sua sede para o Crea-MG, onde permanece até à presente data.

Em 10/09/1992, o parecer Crea-MG aprova o registro da Associação Mineira de Engenharia de Segurança (AMES) no Conselho.

Em 16/12/1992, o Plenário do Confea homologa o registro da Associação Mineira de Engenharia de Segurança (AMES).

A partir de 1994, a Ames passa a indicar Conselheiro para Câmara Elétrica e participa da Comissão de Engenharia de Segurança (embrião da futura Câmara de Engenharia de Segurança).

Na gestão 1997-1999, a Ames continua a indicar Conselheiro para a Câmara Especializada de Engenharia Elétrica e participa da Comissão de Engenharia de Segurança.

Na gestão 2000-2002, a Ames passa a indicar Conselheiro para a Câmara Civil ao invés da Câmara Elétrica e participa da Comissão de Engenharia de Segurança.

Em 12/06/2008, o plenário do Crea-MG aprova a constituição da Câmara Especializada de Engenharia de Segurança que possui em sua composição, pelo menos, um representante da AMES.

 

GALERIA DE EX-PRESIDENTES DA AMES

AFFONSO ARTHUR DE ALMEIDA BRANDÃO – 13/07/1979 – julho/1981

 

GERALDO EUSTÁQUIO RAMOS DE NOVAES – agosto/81 – 1984

JONÍSIO LUSTOSA NOGUEIRA – 1985 – 1990

AGENOR MOREIRA FATURETO – 1991 – 1996

JOSEVAN URSINE FUDOLI – 1997 – 2002

PAULO ROBERTO NETO DE AVELAR – 2003 – 2005

SÍLVIO PIROLI – 2006 – 2011

JOÃO JOSÉ MAGALHÃES SOARES – 2012 – junho/2020

MARCELO SANTOS – julho/2020 – dezembro/2020

ATUAL PRESIDENTE

SANTELMO XAVIER FILHO – maio/2022 – 2023

 

REFERÊNCIAS

  1. Atas de reuniões de diretorias da Ames.
  2. Assembleias Ordinárias da Ames
  3. Registros de documentos do Autor
  4. Documentos de decisões plenárias do Crea-MG
  5. Boletim Estatístico de Acidentes do Trabalho INSS
  6. Processos judiciais.